Blog Mobilidade

20jan
2022

Clientes ALD de toda América Latina se reúnem para discutir Eletrificação como Serviço

Clientes ALD de toda América Latina se reúnem para discutir Eletrificação como Serviço

Em novembro de 2021, a ALD Automotive realizou um evento online sobre eletromobilidade e convidou clientes de diversos países da américa latina. Participantes do México, da Colômbia e da Costa Rica, por exemplo, se reuniram para debater os rumos da mobilidade sustentável, dada a necessidade de reduzir a emissão de carbono.
 

Neste artigo, vamos trazer os principais pontos que foram abordados no evento. Para ficar por dentro daquilo que foi compartilhado ao longo do encontro, continue a leitura até o final!


CAB Latam
 

O CAB, ou Customer Advisory Board, é um conselho consultivo de clientes. Na prática, o CAB serve para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre seus membros, sendo que ele é composto, geralmente, por executivos de nível elevado das empresas.
 

No âmbito geral, nos reunimos com os objetivos de:

  • validação de ideias acerca de produtos (no caso desse evento, serviços de eletrificação);
  • aprimoramento contínuo da comunicação e do marketing da empresa;
  • CAB auxilia na obtenção de maior inteligência de mercado.
     

Valores e propósito do CAB Latam

 

Dentre os principais valores defendidos pelo CAB Latam da ALD Automotive, estão a confidencialidade, gentileza e boa vontade. Também podemos destacar aqui o compromisso e a lealdade, além do compartilhamento e abertura.

 




Um resumo do evento "Eletrificación como Servicio"

Compartilhando experiências


Durante o evento, foi apresentado um case de cliente relacionado com ônibus elétricos em Santhiago, no Chile. Vale destacar que a China é pioneira nesse segmento, sendo que ela conseguiu eletrificar toda a frota na cidade de Shenzhen.


Um fator que merece ser mencionado nesse sentido é a adoção de boas políticas públicas. O Chile, por meio do Acordo de Paris, se prontificou a reduzir as suas emissões de carbono, visto que uma frota de ônibus convencional tende a elevar os malefícios do efeito estufa.
 

O governo local veio a implementar a chamada Estratégia Nacional de Mobilidade. Foi uma iniciativa conjunta dos ministérios de energia, transporte e meio ambiente, com metas para eletrificar os carros particulares e o transporte público do país. É justamente pelos motivos apresentados que o Chile tem uma forte tendência para amplificar a eletrificação de sua frota com maior rapidez e eficiência.

 

Charging as a Service - CaaS


Outra pauta debatida ao longo do CAB Latam foi o conceito de “Charging as a Service”, ou carregamento elétrico como serviço. O carregamento de veículos elétricos é algo que pode ser obtido por meio de uma assinatura em alguns lugares, o que traz economia para quem contrata o serviço.

 


 

Sobre o carregamento de veículos elétricos da frota da empresa, é importante destacar a prioridade por fazer o procedimento na própria casa ou empresa. Isso porque, mesmo que a quantidade de estações na cidade aumente ao longo do tempo, pode não haver tomada suficiente para atender todos os condutores.

As companhias devem, portanto, estar atentas a isso e se planejar, do contrário, um ou outro veículo da frota correrá o risco de descarregar durante

uma entrega, por exemplo.

O Charging as a Service pode ser bastante demandado por empresas como comércios e escritórios. Além destes, hotéis e aeroportos podem enxergar no CaaS um meio de atrair e fidelizar os seus clientes que são condutores.


A grande preocupação enquanto a eletromobilidade é que as empresas tem no seu roadmap a eletrificação da frota, mas tem enfrentado dois problemas fundamentais: a escassez de modelos com os que possam rodar à operação e a dificuldade de fornecimento de infraestrutura, o que pode ser parcialmente resolvido com a ajuda de estruturas externas, como hotéis, ou até com redes moveis de cargas.

 

Evolução da tecnologia no gerenciamento da frota


Podemos ainda destacar a necessidade de melhorar continuamente a tecnologia empregada no gerenciamento remoto da frota de veículos. Em outras palavras, é preciso meios mais efetivos de controlar e gerir a frota, de modo a maximizar a eficiência da operação.

 



Outros desafios e metas importantes apresentados no evento são:


entrega de veículos elétricos nesse cenário de pandemia;

mercado de veículos híbridos;

gestão de mobilidade em áreas rurais.


Por fim, foi apresentado uma base de cinco etapas para a gestão eficiente e robusta de uma frota elétrica, são elas:
 

1. Análise da frota;

2. Drive profiting, ou motivador de lucro da operação;

3. Green scorecards, ou perspectivas de longo prazo na gestão da frota;

4. Definição das políticas de mobilidade e otimização;

5. Implementação.
 

Membros do CAB Latam


Segue abaixo a relação das pessoas que compõem a equipe do Customer Advisory Board da ALD Automotive:
 

Sr. Sergio Lecue, International Key Account Director (Latam);

Sra. Roberta Ferreira, Marketing and Products Manager (Brasil);

Sra. Monserrat Miranda, Marketing and Innovation Supervisor (México);

Sra. Virginie Pochat, Senior Consultant (Latam);

Sr. Alberto Oliveira, Senior Marketing (Brasil);
 

Para encerrar esse conteúdo, apresentamos também para você Mobility Guide 2021, um material que contém, entre outros pontos relevantes, informações sobre o mercado de veículos elétricos. Nesse sentido, o guia cita indicadores de performance relacionados, por exemplo, com maturidade de mercado, infraestrutura de impostos e câmbio.
 

Ficou interessado em obter guia? Então baixe-o agora mesmo!